Como Sair Da Crise Financeira Com A Empresa Ainda Lucrando - Contabilidade Na Mooca - SP | Confidence Contabilidade

Como sair da crise financeira com a empresa ainda lucrando?

Descubra Como Sair Da Crise Financeira Com A Sua Empresa Ainda Lucrando – Adotando Estas Medidas, Enquanto Há Tempo

Entenda quais são medidas capazes de proteger o seu caixa e descubra como sair da crise financeira causada pelo Coronavírus!

A crise financeira, causada pelos impactos do Coronavírus no mundo, afetou a sua empresa de alguma forma.

São poucos os negócios que não tiveram que repensar em sua rotina de trabalho, e até mesmo os modelos de trabalho remoto tiveram que tomar alguns cuidados a mais com a maneira como se portavam diante de seus clientes.

Fato é: o mundo, mesmo que impulsionado por um vírus, mudou, e isso irá impactar o futuro do mercado para sempre. O que resta à sua empresa é se adaptar e crescer em meio a essas mudanças.

Porém, sabemos que existe uma gigantesca objeção no caminho do seu sucesso financeiro, em meio à crise e após esse período, chamada de dinheiro!

E, quando falamos de capital, de maneira direta, estamos falando da sobrevivência ou morte do seu empreendimento.

Portanto, como nós prezamos para que você tenha máximo rendimento em sua empresa – e desejamos que consiga superar a crise, com dinheiro em caixa –, preparamos este artigo com algumas medidas que, decerto, ajudarão a descobrir como sair da crise financeira. 

Confira!

Mapeie o cenário atual da sua empresa

O primeiro passo para que você saiba como sair da crise financeira é mapear o cenário atual da sua empresa – não somente o financeiro, uma vez que mais fatores impactam nas suas contas.

Dessa forma, busque por informações como:

  • Quantos clientes você manteve? Houve algum crescimento ou diminuição e, se sim, quanto?
  • Qual o seu faturamento atual? Em quanto (%) ele foi impactado?
  • Quais metas da sua empresa que não foram batidas devido à crise – se não tem metas definidas, este é momento, antes que seja tarde demais;
  • Seus fornecedores ainda realizam entregas com o mesmo preço?
  • Quais gastos diminuíram – água, luz, folha de pagamento (com o uso da MPs)?
  • Quais gastos aumentaram – delivery, material para home office, banda larga?

Entre demais dados que te deem um panorama geral sobre a situação que a sua empresa se encontrar – seja o mais detalhista o possível!

Defina o seu ponto de equilíbrio financeiro emergencial

O ponto de equilíbrio financeiro – ou break even point – é o marco financeiro de uma empresa que determina quanto é necessário faturar para que todas as despesas sejam pagas, e, a partir daí, o que mais for faturado é lucro.

Contudo, visto que estamos enfrentando um momento difícil e o foco aqui é saber como sair da crise financeira, o ideal é que você adote uma ponto de equilíbrio financeiro emergencial, onde ele ficará responsável por identificar somente as despesas que são extremamente importantes para a sobrevivência da sua empresa e, assim, garantir que ela se mantenha no mercado.

Dessa forma, o valor a ser faturado é melhor e, por isso, se torna mais viável manter o negócio – o que dá liberdade para o nosso próximo passo de como sair da crise financeira…

Avalie suas alternativas com o auxílio de um contador

Por ter a sensibilidade da situação – e não querer perder clientes –, muitas instituições financeiras estão prolongando a compensação de créditos adquiridos no período atual, o que dá mais fôlego para o seu caixa e aumenta o seu capital de giro.

No entanto, é preciso ter muito cuidado, porque o que é solução também pode se tornar a causa da sua queda drástica no pós-crise.

Sendo assim, por mais que aqui você tenha abordado questões estratégicas para o melhor planejamento das suas finanças, contar com o auxílio de um contador é indispensável em um momento como este, pois ele fará uma análise financeira contemplando seus tributos, declarações, balanço patrimonial, fluxo de caixa e demais questões intrinsecamente ligadas aos seus números.

Desse modo, conte conosco para garantir a permanência da sua empresa no mercado durante e depois da crise!

Fonte: Abrir Empresa Simples