Passo a passo de como calcular o Simples Nacional
Calcular o Simples Nacional pode ser mais fácil do que você imagina ao seguir os passos corretos
O Simples Nacional é um dos regimes tributários mais famosos e escolhido pelos novos empreendedores por ser conhecido como um regime mais simplificado em relação ao recolhimento dos tributos.
Entretanto, muitos empreendedores desconhecem a forma como é feito o cálculo desse regime.
Se esse é o seu caso, continue a leitura conosco, porque chegou a hora de entender como calcular o Simples Nacional sem complicações.
Vamos lá?
Como funciona o cálculo do Simples Nacional?
Antes de partirmos para o passo a passo de como calcular o Simples Nacional, é importante entender como esse cálculo funciona. Sendo assim, podemos entender que, regra geral, ele é realizado com base na receita bruta anual do empreendimento, ou seja, com base no montante faturado pela empresa nos últimos 12 meses.
Além disso, também são consideradas a alíquota e a parcela dedutível estabelecida no Anexo do Simples Nacional em que a empresa está enquadrada —encontrada nas tabelas abaixo:
- Tabela 1: Anexo 1 – Comércio;
- Tabela 2: Anexo 2 – Indústria;
- Tabela 3: Anexo 3 – Prestadores de Serviço;
- Tabela 4: Anexo 4 – Prestadores de Serviço;
- Tabela 5 – Prestadores de Serviço.
Vale ressaltar que o valor de contribuição que é pago mensalmente pelo Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) varia conforme o faturamento, sendo aumentado proporcionalmente.
Agora que você já sabe como funciona o cálculo do Supersimples, é hora de conferir o passo a passo de como calculá-lo. Confira!
Como calcular o Simples Nacional?
A fim de que você entenda como calcular o Simples Nacional sem complicações, veja o passo a passo que preparamos abaixo:
1º passo – Calcule a receita bruta de sua empresa dos últimos 12 meses;
2º passo – Identifique a alíquota e a parcela que deve ser deduzida;
3º passo – Efetue o cálculo da alíquota efetiva;
4º passo – Encontre o valor do Simples Nacional que deve ser pago naquele respectivo mês.
E para empresas novas? Nesse caso, o passo a passo é o mesmo. A única diferença é na forma de definir a receita bruta acumulada nos últimos doze meses, que deve ser feita conforme os pontos abaixo:
- Para empreendimento com 1 mês de atividade: multiplique a receita do mês por 12;
- Para empreendimentos com menos de 12 meses de atividade: considere a média de faturamento mensal e multiplique por 12 — da seguinte forma:
(Receita Acumulada / Número de meses corridos) x 12 = Receita Total.
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A fim de que você tenha mais segurança tanto no cálculo do Simples Nacional quanto no cumprimento das obrigações desse regime tributário, é fundamental contar com o suporte de especialistas contábeis.
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Fonte: Abrir empresa simples
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