Retenção De Talentos

Retenção de talentos: Como uma pequena empresa pode contratar e reter os melhores profissionais?

Toda empresa necessita de uma coisa básica: Retenção de talentos. Isso é fato!

São esses profissionais talentosos que capacitam as funções e demandas empresariais e sem eles, o negócio seria apenas mais um em meio à multidão. Por isso uma empresa preocupada com a retenção de talentos se destaca entre seus concorrentes.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Michigan elencou quais eram as maiores preocupações dos executivos e foram listados 3 pontos em questão, são eles:

  • Atração de talentos.
  • Desenvolvimento de talentos.
  • Retenção de talentos.

Atração e Retenção de talentos

Os colaboradores são de uma empresa são as peças essenciais que podem fazer de um negócio um grande sucesso ou não. Por isso toda empresa tem os excelentes profissionais (chamados talentos), os medianos (que não são talentosos, porém não comprometem)  e aqueles com baixa performance (os abaixo da média, primeiros da lista de demissão). Analisando assim, vemos que a prática da Retenção de talentos pelas empresas é um grande fator de sucesso.

Esteja atento

Na hora de contratar, esteja atento a alguns sinais:

  1. Verifique se o candidato chegou no tempo acordado para a entrevista.
  2. Veja como ele fala, como interpreta as perguntas e como interage.
  3. Faça perguntas que façam com que ele dê respostas precisas – isso mostrará se ele tem criatividade ou não.
  4. Nas dinâmicas, coloque-o para trabalhar as propostas da empresa e veja o potencial dele/a.

Retenção e desenvolvimento de talentos

Uma vez que você já tem funcionários operantes nas diversas funções, é hora de desenvolver suas habilidades ao máximo, não somente como forma de aperfeiçoá-los, mas como forma de fazer com que se sintam mais motivados e engajados no desempenho de suas funções.

Treinamentos

Invista em treinamentos. O déficit de capacitação é um dos principais gargalos para que a empresa se destaque no mercado. Para resolver essa questão é exigido que se treine o pessoal.

Qualquer pessoa pode ter talento, desde que aprenda e tenha conhecimento, portanto, com disciplina, treinamento, foco e objetividade as metas podem ser alcançadas. o Treinamento é um fator fundamental para a Retenção de talentos.

 Multiplicando competências

Os bons profissionais não devem estar reclusos a um grupo, pelo contrário, eles devem ensinar os demais a se tornarem tão bons quanto eles já o são. Isso permite com que toda a equipe trabalhe bem e possa se ajudar em conjunto. E no dia em que um funcionário tiver que ser demitido, o outro que ficar em seu lugar, já conhecerá bem como deve ser sua atuação. Para que se pratique bem a Retenção de talentos, uma empresa precisa ter métodos para motivar esses talentos. Engajá-los nos treinamentos de outros profissionais, é um excelente método para que se sintam úteis.

Desenvolvendo talentos

Quem já é talentoso por natureza não deseja parar no meio do caminho, pelo contrário, as pessoas mais criativas tem sede de conhecimento e por isso se destacam por onde passam! Cabe ao gestor criar um ambiente que permita esse aprendizado e aperfeiçoamento constantes. Os funcionários precisam sentir-se motivados a explorar novos campos, isto é crucial para a Retenção de talentos em uma empresa.

Reconhecimento

Reconhecer também é fundamental, pois, além de ser uma fonte de estímulo, promove um feedback positivo, demonstrando que a empresa se preocupa em dar a atenção que os colaboradores precisam. Uma pessoa que se sente útil, tem mais produtividade. A empresa que reconhece seus profissionais tem muito mais chance de ter sucesso na Retenção de talentos.

Envolva a equipe em uma causa

Todos precisam de desafios. Quando uma empresa estabelece metas e envolve os colaboradores em missões, demonstra que eles são importantes nos principais objetivos institucionais e por isso possuem um lugar especial como membro colaborativo. Os profissionais talentosos se sentem especialmente úteis quando são designados para determinadas missões. É meu amigo empresário, a Retenção de talentos exige muita confiança nos mesmos.

Definição de papéis

Para que cada um possa dar o seu melhor, também é válido frisar que é preciso definir as funções e papéis de cada pessoa. O João é bom em quê? O que a Mariana faz de melhor? Posicione cada um deles em uma situação onde possam mostrar seus verdadeiros talentos! Se você acha que a Retenção de talentos é importante, trate-os com seu devido respeito. Saber direcionar um talento é respeitar sua capacidade de execução.

Sistema de meritocracia

A remuneração deve ser de acordo com os méritos de cada um, pelos resultados e empenho e não por critérios subjetivos. Ao ser remunerado pelos seus méritos um profissional talentoso se sente muito mais valorizado e engajado com as causa da empresa. Para que sua empresa tenha sucesso na Retenção de talentos, melhorar as práticas de remuneração é fator preponderante para que os mesmos permaneçam.

E quanto a demissão?

Com a crise econômica, infelizmente muitas empresas se viram obrigadas a demitir. Algumas tiveram mesmo que fazer uma demissão em massa. Sobre esse assunto, fica a pergunta:

  • “Que tipo de mensagem passar para os funcionários”?

Tenha em mente que a transparência é o pilar mais importante. Não há como deixar de ser dolorosa uma demissão, mas para que haja a Retenção de talentos e não perder os mesmos e deixar os demais temerosos, aproveite para estabelecer metas, mexer nas estratégias e deixar as portas abertas para quem for embora por causa dos cortes.

Restou alguma dúvida? Nós, da Confidence  podemos lhe ajudar com a gestão do RH de sua empresa. Venha tomar um café conosco!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *